sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quando não se aprende pelo amor, aprende-se pela dor


Existe um velho ditado espírita que diz que: "Quando não se aprende através do Amor, aprende-se através da Dor".Existem dois principais caminhos a escolhermos durante a nossa existência e suas devidas conseqüências. Podemos escolher o caminho do aprendizado e do esforço próprio, mais difícil mas meritório e com consequências felizes; ou, pelo contrário, o caminho mais fácil, que é o das paixões, que com certeza nos trará consequências dolorosas. A Doutrina Espírita tem como maior objetivo nos fazer adquirir uma fé racional, ajudando-nos a mudar os nossos posicionamentos perante as mais variadas situações da vida. Esta mudança se dá quando procuramos pensar antes de agir ou de falar, raciocinando se aquela atitude é correta ou não, se as conseqüências são boas ou ruins.  Acho que esse ditado se aplica perfeitamente às nossas escolhas políticas.Nos apixonamos e votamos movidos por esse sentimento; até parece que 4 anos são 4 dias e que logo passam.  Se nós não temos uma percepção global das coisas, que tenhamos pelo menos uma visão de categoria e de classes, que defendam -se os direitos de uma categoria, aquela a qual você pertence, seja trabalhista ou social, mas defenda-a com unhas e dentes.
Acabei de ler um comentário de que O povo tem o "chefe" que merece e isso me deixou pensativa. Chefe é uma denominação ultrapassada, mas não para a organização social indígina. Atualmente na linguagem hierárquica das empresas usa-se o termo inglês "coach" para designar aquela pessoa que assume o papel de líder, de facilitador.Pena que realmente ainda existam gestores públicos que se considerem chefes em pleno séc XXI. Esse perfil de administrador está com os dias contados. Na nossa casa é que somos chefes, porque mandamos e desmandamos conforme nossas vontades. 
Agora, povo tem sim muita culpa, muita responsabilidade pelo governo que tem. Também com diferenciar o lobo de cordeirinho, quando o lobo mal vem disfarçado de cordeirinho? Por isso, eu digo, se a gente não aprendeu com o amor, aprende com a dor,.

Um comentário:

  1. Olá Aretusa!
    O homem é o autor das ações e construtor das situações. [sorrio]
    Bom final de semana!
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido para que leia e comente “ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir