quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dar com uma mão e tirar com a outra

aretusa gurgel 24 de maio de 2012 às 12:17
Josiel, como todos os meus colegas de profissão sabem, tenho me comportado radicalmente contra a falta de diálogo do poder executivo do nosso município com a nossa categoria – os professores. Todos somos conhecedores das perdas que acumulamos ao longo desses quatro anos e que , dificilmente , recuperaremos. Sem qquerer atingir a pessoa da prefeita, afirmo , sem medo de errar, e sei que sou voz para muitos colegas, que essa administração só tem nos proporcionado tristezas e decepçoes, de forma que saudades jamais sentiremos. E tudo podia ser apenas um passado, como qualquer outro fato ou episódio da nossa vida. Mas, não. Vai ser sim um passado, porém com más lembranças, com más recordações. Se eu tivesse tido a chance que a nossa prefeita teve de chegar ao comando do nosso município, eu gostaria de ter o orgulho de sair e de deixar a minha marca, ainda que fossem nos jardins de nossas praças. Mas como isso é possível, se até a grama está sendo esquecida sob alegações da seca e de abastecimento prioritário das comunidades rurais. Ora, pelo amor de Deus!
Mas, voltando ao assunto da minha indignação, agora temos uma novidade em Upanema na nossa política salarial. Foi feita a Inquisição do nosso tão sonhado Plano de Cargo e Carreira. Aqui paga-se o piso e descumpre-se o plano. Ou seja, Ela dá com uma mão e tira com a outra.E assim , continuamos na estaca zero. Não avançamos na nossa carreira. Pois quem enrou há pouco tempo, ainda com vigor e empolgação do inicio da carreira, ganha injustamente igual a quem já não aguenta mais, a quem já esta´cansado de longos e muitos anos de trabalho. Será que nossa prefeita nunca se questionou sobre a importância da carreira do profissional?
Diante do exposto, talvez repetitivo por mim, tenho , incansavelmente enviado e-mails denunciando esse quadro. E recebo sempre respostas. Encaminho, por exemplo, a resposta , uma das, da ouvidoria do Ministério Público do nosso estado. È um trabalho de efeitos lentos, mas se mais colegas fizessem isto, tenho certeza que o resultado seria impactante. Veja a resposta ao meu e-mail;
Prezada Senhora,
Seguem providências da Promotoria de Justiça de Upanema: “Em 13/10/2011 foi instaurado o Inquérito Civil nº 014/2011, tendo como assunto “Descumprimento pelo Poder Público Municipal da Lei nº 11.738/2008, a qual instituiu o piso salarial profissional nacional para os professores do magistério público da educação básica. Informamos que o presente inquérito encontra-se em tramitação, já tendo sido realizada, inclusive, audiência ministerial, com a presença do Promotor de Justiça e representantes do Município, bem como do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a fim de melhor instruir o feito. No presente momento, o Inquérito Civil encontra-se em fase de instrução, para posterior conclusão e decisão, salientando-se que as partes interessadas estão cientes da tramitação do feito, que transcorre com base no princípio da publicidade, podendo, dessa feita, ser consultado na secretaria ministerial pelos mesmos há qualquer tempo.”
Atenciosamente,
Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário