Planeta Água
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Iniciar com leitura silenciosa e depois oral. Comentário do sinônimos das palavras difíceis.
Iniciar com leitura silenciosa e depois oral. Comentário do sinônimos das palavras difíceis.
1- Desenhe um círculo e pinte a quantidade de água e a quantidade de terra existentes no globo terrestre.
2-
Desenhe um círculo e pinte a água que se encontra nos rios e lagos da terra
DECLARAÇÃO
UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
1- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada
continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é
plenamente responsável diante de todos.
2- A água é a
seiva do nosso planeta. Ela é condição essencial de vida e de todo o ser
vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera,
o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito da água é um dos
direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no
Art. 3º da Declaração Universal dos Direitos do
Homem.
3- Os recurso naturais de transformação da água em
água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser
manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta
dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer
intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a
terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e
oceanos, por onde os ciclos começam.
5- A água não
é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é sobretudo um empréstimo
aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como
uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e
futuras.
6- A água não é uma doação gratuita da natureza;
ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e
dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer lugar do
mundo.
7- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída,
nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência
e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de
deterioração da qualidade das reservas atualmente
disponíveis.
8- A
utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma
obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão
não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo
Estado.
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os
imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e
social.
10- O planejamento da gestão da água deve levar em
conta a solidariedade e o consenso em razão da sua distribuição desigual sobre a
Terra.
(Histoire de I’Eau, George Ifrah, Paris, 1992)
Continuação:
3- Imprimir um texto da Declaração Universal dos
Direitos da Água. Recortar o texto em dez. Distribuir um Direito para cada
equipe. Cada equipe fará o estudo do seu mandamento. Após o Estudo,
um aluno de cada equipe se levantará, fará a leitura e explicará o que a equipe
entendeu.
4- Ainda em
equipe:
Escrever dez formas de como não poluir a água.
Escrever dez regras de como economizar água.
Escrever os dez mandamentos de amor à água
Escrever dez formas de como não poluir a água.
Escrever dez regras de como economizar água.
Escrever os dez mandamentos de amor à água
5- Os alunos farão leitura
dos textos escritos
6-
PRODUÇÃO DE UM
SONETO DIRIGIDO.
Obs: Dando as rimas para o aluno, ele não terá dificuldade para escrever
os versos. Não há necessidade de usar pontuação no final dos versos.
Obs: Dando as rimas para o aluno, ele não terá dificuldade para escrever
os versos. Não há necessidade de usar pontuação no final dos versos.
TÍTULO
...............................................................
..............................................................................
oceano
.............................................................................. humano
............................................................................... estável
............................................................................... potável
.............................................................................. humano
............................................................................... estável
............................................................................... potável
...............................................................................
animal
............................................................................... povoação
............................................................................... nação
............................................................................... vegetal
............................................................................... povoação
............................................................................... nação
............................................................................... vegetal
...............................................................................
cidadão
............................................................................... região
............................................................................... irmão
............................................................................... região
............................................................................... irmão
...............................................................................
renovada
............................................................................... preservada ............................................................................... amada
............................................................................... preservada ............................................................................... amada
7- Cantar a Música
abaixo:
Planeta água
Guilherme
Arantes
Água que
nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés onde Iara mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra planeta água... terra planeta água
Terra planeta água.
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés onde Iara mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra planeta água... terra planeta água
Terra planeta água.
Continuação:8- Desenhar a música e expor os desenhos.
Uma cópia da música deve ser exposta também.
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