terça-feira, 20 de março de 2012

Piso do magistério: trilha difícil de caminhar

Meus  colegas de profissão, educadores de Upanema, estou em fase de estruturação do nosso blog, nosso , ou seja , de todos aqueles que desejarem expressar seus pensamentos, suas críticas, suas sugestões,suas ideias ou quaisquer informações que  possam contribuir com a nossa escalada diária na educação. E por falar em escalada, acho que me expressei mal. Em que escalada estamos? Naquelas mirabolantes , frutos da imaginação das crianças, do desnhos animados - tipo: escalada da frente para trás, rsrsrsrs, de cima para baixo,?  Escalada sem subida, não é escalada. Sendo assim, afora nossa bravura, nosso compromisso com as crianças, com o cumprimento de nossas obrigações, estamos parados no tempo. Fazemos de tudo com o mínimo oferecido para o desempenho do nosso trabalho. Mas, acho que estamos amadurecendo nesse aspecto, pois nos portamos sempre diante de nossos alunos com sorriso estampado, com ética, com profissionalismo,embora nossa indignação com o descaso do poder executivo , do descompromisso conosco seja um elemento que nos acompanhe sempre em nossas reflexões.
Apesar de saber o significado de Piso, hoje me veio a curiosidade de consultar um dicionário sobre as definições de Pisar. Meu Deus!!! Pra que sofrer desse jeito???  Por que essa auto-flagelação??? Mas , pelo menos, agora entendo tudo. E vocês também vão compreender a inversão de sentidos que ESTÃO fazendo entre piso e pisar. O que estão fazendo conosco chama-se pisar. Sabem o que diz um dicionário sobre pisar? É , no sentido fig. " atingir o ponto sensível de alguém, magoar com pancadas, ofender, melindrar, subjugar,´pisar nos calos". É muito triste, m as em vez de nos pagarem o piso; nos pisam, e ainda por cima, ouço deboches ridículos  e de mal gosto do tipo: professor não trabalha, professor é preguiçoso, professor já gnha muito para o que faz, gostaríamos, mas não há como pagar o piso. Minha gente!!! Esse piso é uma esmola! E Ainda não fomos agraciados com esta oferta. Quando será que ele vai chegar à nossa mesa, ao nosso guarda-roupa, à nossa saúde, a tempo de sermos pessoas honradas e cumprirmos com nossos compromissos? Esmola se pede, se humilha. E temos feito isso aqui. Nunca vi , meu Deus, um piso tão escorregadio, tão cheio de pedregulhos, tão difícil de se caminhar sobre ele. Mas, temos certeza de estamos sendo injustiçados, pois não nos convence  qualquer argumento contra o pagamento do piso. Porém, encerro dizendo que sofrer uma injustiça, é melhor do que praticá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário