quinta-feira, 22 de março de 2012

Professores do RS humilhados por Tarso Genro

Bom dia, leitores parceiros.  Ás vezes , uma informação  como essa que vem do Rio Grande do Sul ,me desanima, me deixa sem ação.  Porém, estou de frente para um trecho bastante conhecido de Rubem Alves, que inclusive já postei no nosso blog, e é nessas poucas linhas que estou encontrando coragem . Rubem Alves diz que  não se pode ensinar o vôo aos pássaros. Eles já nascem com esse saber, mas para isso não podem estar  engaiolados; eles precisam de liberdade para voar. Assim, é como a  escola.. Uma escola não deve amar pássaros engaiolados; esses vivem sob o controle dos seus donos e são levados para onde  eles quiserem. Uma escola deve sim encorajar os pássaros a voar, dar-lhes incentivos, estímulos. É isso que  pproponho a todos que estão com propósitoas comuns: Vamos apoiar os professores do Rio Grande do Sul, De Goiás, que estão em greve também ;, mas não esqueçamos de nós também, pois no que difere a nossa situação da deeles?  É que lá eles correm mais riscos; vão para o enfrentamento, podem ser presos, apanhar, levar borrachadas nas costas e o governo, com toda a proteção e reforço policial  e sem o mínimo de sensibilidade, também acho que é o fim da carreira política desse sujeito,  não  se move para buscar o entendimento.
Temos que ser incansáveis ,professores!. Temos que cansar , que provocar o cansaço em quem não cumpre com os nossos direitos. Precisamos resgatar nosso poder de mobilização, não podemos perder a capacidade de ficar indignados com algumas coisas; isso nos tornaria frios., deumanos, passivos, acomodados e alienados. Se ensinamos o nosso aluno a ser questionador, a ter senso crítico, então, devemos nos proover dessa qualidades também. Eu acredito no poder da educação, quem não acreditar , invista na ignorância e verá que país teremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário