sábado, 18 de agosto de 2012

Ensino Médio e sua média


Ensino médio e sua média

Publicação: 18 de Agosto de 2012 às 00:00


Os índices apresentados pelo Ministério da Educação, esta semana, mostrando como anda o ensino básico no país revelam a manutenção de um quadro desanimador no Nordeste e, sobretudo, nos dois estados que costumam disputar com todo empenho a lanterninha no quesito Educação. No ensino médio, depois da implantação de várias experiências tidas como inovadoras, o Rio Grande do Norte mantém com "firmeza" o desempenho de 2009.

Considerado lamentável na época, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ensino médio naquele ano ficou em 3,1 pontos. A surpresa agora é que o lamentável percentual do Ideb se mantém nos resultados de 2011, apresentados esta semana.O Rio Grande do Norte mantém a luta implacável pela lanterninha com o estado de Alagoas. Os dois estão mostrando que fazem questão de terem o pior ensino médio do Brasil. Nota de 3,1 no Ideb do ensino médio é uma reprovação explícita para o que tem sido feito até aqui, sobretudo na rede pública que é a que puxa os índices para baixo.O ensino médio nacional obteve média de 5 pontos. A média do Nordeste foi de 3,5 pontos. Alagoas alcançou média de 2,9 pontos. Na cola do estado de Alagoas, aparece o Rio Grande do Norte com 3,1 pontos.

Batata quente

O ministro de Educação, professor Aloísio Mercadante, jogou a batata quente do fraco desempenho do ensino médio, como registrou o Ideb, para os estados. Para ele existe um imenso desafio pela frente e para melhorar a modalidade de ensino será preciso estruturar primeiramente o currículo. É extenso, são 13 disciplinas, mas tem escola com 19 matérias complementares. É matéria demais. O horário noturno é um problema sério e o ministro exige que as secretarias estaduais de ensino, que são responsáveis pelo ensino médio, desenvolvam com mais eficiência os projetos do MEC nas escolas, como Pronatec e ensino médio inovador. Em tempo: 97% das escolas de ensino médio no País pertencem às redes estaduais de ensino, mas as mais qualificadas são as escolas técnicas e os institutos federais todos vinculados ao governo federal.

Disciplinas básicas

Em meio a tantos problemas gerados em todo do ensino médio no país, um deles tem chamado atenção de especialistas nos últimos dias. É a carência de professores em disciplinas básicas que pode comprometer terrivelmente sua grade curricular, como no ensino de exatas. Para Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento "Todos Pela Educação", a Química não está sendo ensinada adequadamente no ensino médio. Aqui no RN, no curso de física da URFN, por exemplo, são poucos os alunos interessados em ingressar no quadro de professores seja lá de escola pública ou particular. O problema é sério.

Um comentário:

  1. Sou sua admiradora e ouvi falar que você finalmente conseguiu abrir os olhos sobre as pessoas em quem você estava ao lado. Gostaria de sua confirmação no seu blog já que está afastada dessa terrinha que te acolheu de coração.
    Um afago de sua admiradora.

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