segunda-feira, 16 de julho de 2012

Numerologia do número 22


Ele tem algo de etéreo, e quem o observa com um pouco mais de atenção, percebe que, embora ele se movimente no mundo cotidiano, nunca está inteiramente aqui - a sua cabeça está ligada em um outro plano, muito mais perfeito, repleto de sonhos e conceitos de como as coisas devem ser, num sentido mais amplo e numa visão ideal de sociedade.
.
Ele acredita que a vida não se resume a trabalhar, ganhar dinheiro, namorar, casar e constituir família. Ele sente que ela tem um sentido maior, e está sempre em busca de filosofias que respondam às suas grandes questões existenciais, como porque estamos aqui e qual a minha missão, e mostrem qual é o seu lugar no universo.
.
Às vezes ele sente uma melancolia profunda, ao ver as pessoas brigando por pequenas mesquinharias, pensando pequeno, e desrespeitando umas às outras. Seu coração dói também ao ver as condições difíceis em que muitos vivem, as injustiças sociais e as guerras. Ele sabe que a vida não deveria se reduzir a isto, que o ser humano é muito maior e poderia viver de uma maneira mais digna, justa, tranqüila e amorosa num mundo melhor. Porque as coisas não são assim?
.
No fundo, ele se sente um outsider, como um viajante que está de passagem, a serviço de alguma coisa maior. Não gosta de ser enquadrado em rótulos, pois não se encaixa muito nos parâmetros sociais. Ele se considera um idealista e um cidadão do mundo.
.
E é porque o seu foco está nos valores subjetivos, que ele muitas vezes é um tanto desligado e não dá importância às convenções sociais. Não é muito prático, pois não está centrado no lado concreto da vida, e se sente limitado pela obrigação de viver na rotina e ganhar dinheiro.
.
Ele é muitas vezes um visionário, uma vez que este seu pensar grande lhe traz uma visão panorâmica da vida e lhe permite enxergar as possibilidades nos projetos que ainda estão em potencial, e vê-los como já completos e plenamente realizados.
.
É claro que pessoas muito concretas podem considerá-lo meio delirante nos seus altos vôos - imagine um diálogo entre um Perfil Número 4, que privilegia a segurança material e o que é real, e só acredita naquilo que pode ver e tocar, e um Perfil 22, cheio de ideais e vislumbrando realizações maravilhosas, mas que no momento ainda estão em projeto na sua mente – o primeiro acha tudo isso uma grande viagem do 22, enquanto o segundo considera o 4 muito limitado e não compreende como ele não consegue visualizar as coisas sobre as quais ele está falando, e que lhe parecem tão óbvias...
.
Essa sua habilidade em ver o todo das situações vai torná-lo muito hábil para lidar com projetos mais amplos – um arquiteto com o Perfil 22, por exemplo, vai preferir trabalhar com o planejamento urbano da cidade a construir uma casa; um professor não vai focar apenas as suas aulas, mas se dedicar a buscar as inovações e melhorias para o sistema de ensino. E, é claro, você vai sempre encontrar o 22 ligado a projetos sociais e comunitários, ajuda a creches, campanhas contra o frio, esclarecimento sobre a Aids e em discussões sobre as injustiças e preconceitos contra as mulheres, negros e homossexuais.
.
Por outro lado, é nas pequenas coisas que ele se perde, como os assuntos a resolver no dia-a-dia, os horários dos compromissos e as datas de pagamento das contas. Portanto, a sua lição mais difícil e importante é estar no mundo, com o pé no chão, construindo uma base sólida no plano material para os seus sonhos.
.
Só a partir desse aprendizado é que esse nosso personagem idealista, filosófico e generoso, pode começar a efetivamente realizar a sua missão - essa missão que ele tantas vezes pressentiu: se tornar um grande construtor, ajudando a criar um mundo melhor para a sua grande família - toda a humanidade.

Os carros nas eleições de Upanema

Bom dia ,caros leitores e eleitores de Upanema e de outros municípios que lêem diariamente o blog do  prof. Josiel.
Acabo de ler uma série de exageros em um blog a respeito de  uma carreata política progaramada com toda a antecipaçao e planejamento de um comício. Ocorre que à altura da av. 16 de setembro havia em torno de 76 carros, pode ser um pouco mais, é claro.  O blog diz que segundo informações oficiais, havia 102 carros. Qual será o órgão oficial que divulgou esse dado? Mas  que ainda  proceda essa informação em algum ponto do percuros , prefiro acreditar no que vi e na minha contagem : 76 carros. Inclusive, estou me achando inocente e idiota ao comentar isso. Carro, meu povo, é sinônimo de poderio, de poder aquisitvo razoável pra cima. O povão , a massa tem bicicletas, anda a pé. Aí, me pego comentando isso. Ora, se cada assessor ou secretário e demais cargos comissionados e familiares possuem mais ou menos dois carros, é natural que a soma seja a informada por mim; prova é que quando as  pessoas se concentraram na av. 16de setembro, em frente ao comitê, ocorreu uma verdadeira evasão de pessoas, uma pequena quantidade estava lá para ouvir a prefeita e os prefeitáveis.
Outro ponto curioso e importante para o eleitor que faz a sua escolha livre, sem vínculo obrigatório com um ou com outro, é a falta absoluta de propostas no palanque deles. Quem ouviu a conversa entre Luiz Jairo e Juninho com os jovens, pode comparar e chegar a uma conclusão de que eles estão prontos e tem um plano de governo pensado para cada categoria da nossa sociadade, a partir dos seus anseios, de suas necessidades básicas. Seei exatmente de suas propostas para os jovens, pena que seja pequeno o espaço aqui, mas eleas passam por exemplo pela geração de emprego e renda, pelo incentivo ao esporte, pela conclusão de uma escola , que hoje é um elefante branco, pela escola em tempo integral, por criação de área de lazer etc. E tem mais,, , eles ouviram também a juventude do PR na noite de sábadoe respondeu com segurança a todas as perguntas, aos questionamentos daqueles jovens de primeiro voto que estão preocupados com o que vem pela frente.
Enquanto que na noite de ontem , o discurso, infelizmente , era o da CONTINUIDADE, meu Deus, tire a venda dos olhos de alugunas pessoas e dê-lhes discernimento para fazer a melhor escolha para Upanema. Que essas pessoas ouçam as propostas e votem por três motivos básicos: a confiança, a esperança, a mudança.  A minha escolha está pautada nesses três critérios e me  sinto orgulhosa por isto. Obrigada. Voltarei. Espero muito que as pessoas que não gostarem , não aprovarem o que acabei de dizer, possam rebater no mesmo nível, com elegância, com classe, com respeito; ficarei inclusive, agradecida.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A mudança é azul

Estive presente à convenção de Luiz Jairo e Anízio Júnior; digo, convenção deles não, convenção do povo que quer a mudança de Upanema, do povo que ansia a retomada do crescimento, do desenvolvimento e pude constatar duas coisas: a presença maciça de pessoas que acreditam no projeto político dessa dupla imbatível, pessoas essas que migraram melhor, que foram forçadas a migrar do PMDB para cá. Usei a expressão “forçadas” porque elas ficaram sufocadas , sem espaço, sem prestígio político, não obtiveram o reconhecimento nem a gratidão da Prefeita e ainda por cima, assistiram , desde o primeiro dia do mandato da gestão atual, um verdadeiro descaso com a cidade , pois NADA teve uma atenção especial da prefeita. A segunda coisa que observei foi o nível dos discursos, a oratória de todos que se pronunciaram. Os mesmos mostraram segurança no que diziam e todos mostraram a necessidade de mudar e uma conclusão deu para tirar desses discursos: essa administração , que está com dias contados, vai ser lembrada como a administração que TUDO COMEÇOU E NADA TERMINOU, NADA CONCLUIU. È isso… Façamos nossas escolhas com coerência, sem paixão.