sexta-feira, 22 de junho de 2012

Alianças políticas em Upanema

Brilhante a capacidade de articulação, a hablidade política desses representantes do PR em nossa cidade. Mais do que isso, esse diálogo frutífero tem se dado porque Luiz Jairo e Juninho tem ,incansavelmente ,tentado mostrar aos membros dos partidos locais, às lideranças políticas de Upanema e de representantes das comunidades rurais que possuem um projeto de retomada do crescimento , de revalorização do servidor público, de mais preocupação com a saúde , desde a manutenção de farmácia basica, como também ampliar , estender atendimento médico-odontológico às pessoas da zona ruaral, com também o resgate salarial daqueles motoristas, agentes e outros servidores tão penalizados durantes esses quatro e longos anos.
Essa aliança que está se formando e que será consolidada no dia 29 , começa bem fortalecida. os representantes destes 10 partidos que vem somar com o PR fizeram a escolha certa e deram uma demosntração de que as pessoas não podem se sentir proprietárias de um partido e levá-lo para onde lhes forem mais conveniente aos seus interesses, às suas ambições. Deve-se pensar em primeiro lugar ,no bem estar social, no resgate à uma administração mais humanizada, menos burocratizada, menos fria, com mais calor humano e mais compreensão das dificuldades daqueles que precisam e procuram o poder público municipal.
A coligação política que se formará com vistas à eleição do nome de luiz Jairo e Juninho vai unir em torno de 12 partidos . Esse fator é de suma importãncia para o sucesso do pleito. Quem não se lembra de que Lula , do PT, só se elegeu quando fez alianças com partidos até então inimigos radicais/ Além disso, esse grande número de partidos em significa duas coisas importantíssimas para esta campanha que está quase tendo sua largada autorizada: 1. viabiliza mais tempo para a propaganda eleitoral gratuita nos meios de comunicação 2. mais tempo para a exposição de propostas 3. Mais exposição pública.
Para encerrar, cito uma passagem de uma cartilha da política , acho que é o ABC do sistema político universal . Falo de Maquiavel, em O Príncipe, pag 29. Ele diz, com minhas palavras, que é muito fácil um cidadão comum chegar a ser príncipe quando não enfrentam obstáculos para chegar lá. Mas é com muita dificuldade que se mantém lá, pois a s provações vem depois… Essa passagem me fez lembrar alguma coisa…Obriagada. Até breve. Aretusa Gurgel

Muitas motos apreendidas em upanema

Quero falar sobre as constantes visitas da ploícia estadual de trânsito em nossa cidade. Ontem circulava um abaixo -assinado , inclusive já com muitas folhas cheias, para ser apresentado ao ministério`Público mostrando a insatisfação, a revolta das pessoas contra os critérios que eles estão usando para a apreensão, principalmente de motocicletas. Não quero fazer discurso em favor da ilegalidade, mas digo sem medo de errar que o Governo contribui e muito para que as pessoas permaceçam em situação de ilegalidade. Todos que possuem uma motocicleta sabem o quanto é caro  mantê-la em dia. Ora , se moto já é o transporte mais utilizado e mais acessível às massas populares, por que não diminuem os custos para que os proprietários desses meios de transportes possam mantê-los em dia com seus licenciamentos? Aí, Vamos à realidade de pequenas cidades como a nossa: A polícia chega de repente, começa as abordagens antes mesmo da entrada na cidade, apreende e causa um verdadeiro pavor psicológico nas pessoas , seguido de vergonha, constrangimento e indignação pela perda do seu único meio de trabalho. Aqui, e em nenhuma outra cidade do interior, não se usam capacetes, aqui as pessoas não andam com equipamentos de segurança para  pilotar uma moto, as pessoas conduzem suas motos com seus chinelos normais, não conduzem sues documentos em mãos, porque nunca foi necessário isso dentro do perímentro urbano, aqui nunca ouvi falar que as causas de acidentes de motos fossem o não pagamento do licenciamneto – não vejo relãção nenhuma com isso. De repente, a polícia chega e leva, toda orgulhosa, em cima do guincho , dezenas de motos de trabalhadores, de pessoas corretas. Será que alguem teve a brilhante ideia de perguntar : por que sua moto está atrasada? O salário mínimo é 622,00rs; o licenciamento de uma biz, por exemplo, é em torno de 500,00 rs. Acho que isso ajuda a entender um pouco o cenário.
Para encerrar, faço o seginte questionamento: qual o saldo, qual o balanço dessa operação em nossa cidade? Eu sei muito bem a resposta. Sei o saldo para o Governo, como também para as famílias que tiveram um bem seu subtraído. Sei também que a Polícia Estadual de Transito não levou: 1. nenhuma moto roubada 2 nenhuma moto com busca e apreensão 3. não encontrou motociclistas embriagados 4. não encontrou armas 5. Não encontrou drogas 6. acho que não encontrou menores conduzindo motos. Então, por que esse exagero aqui em Upanema? Essas motos que foram levadas, todos tem concsciência de que servem  para circular apenas aqui dentro de Upanema. Acho que a Prefeita podia interfeir nisso aíi, como , segundo comentários, não tenho certeza, fez o prefeito de Campo Grande, Bibi Ferreira, em defesa das pessoas de sua cidade. Espero não está totalemnte equivocada com esse meu posicionamento e parabenizo os vereadores que se mostraram aborrecidos e solidários com os que tiveram esse perjuízo estra semana.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

o que se espera de um prefeito?

O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades da comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho.

Espera-se dele, fidelidade ao seu povo, expressa no cumprimento de um programa de governo previamente elaborado, capacidade administrativa, liderança política, bom conhecimento dos assuntos da cidade, equilíbrio no enfrentamento de crises, postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno, paciência e disponibilidade para ouvir a população e seus legítimos representantes, tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha, disponibilidade para ter presença contínua no município, hábito de trabalhar com planejamento e em equipe e coragem de dizer não, quando necessário.

Por último, o bom prefeito deve ter as qualidades necessárias para uma vida política sadia e honesta, com transparência nas atividades públicas, separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos, de empresas e do partido. Por fim, pede-se a um bom prefeito que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares.

O poder municipal é o que está mais próximo do contato direto com a população e o primeiro a ser questionado. Para muitos cidadãos, o prefeito é mais importante do que o presidente da República, pois é quem pode resolver o seu problema imediato. Promessas utópicas ou demagógicas serão cobradas, mais tarde.

A democracia consagra os vencedores nas urnas. Embora seja o ápice do processo, aos olhos dos eleitores, não é esse o único momento importante. Os eleitores não escolhem nem interferem diretamente nos nomes que serão colocados na disputa. O amadurecimento político que tantos desejam pressupõe também a responsabilidade e a inteligência dos partidos na formação e indicação de seus candidatos, sem o que as expectativas populares podem se frustrar. Se isso ocorrer, que não seja, ao menos, por falta de boas opções.

Vida de professor no globo repórter

critério de correção do pisso para 2013

CRITÉRIO DE CORREÇÃO DO PISO SALARIAL ESTÁ SOB AMEAÇA

Não mais para este ano de 2012, mas para 2013 ronda a ameaça de mudança no critério de atualização do piso salarial. O pior é que a proposta rebaixa demais os atuais patamares de Correção. A exemplo do que foi este ano, a deputada Fátima Bezerra mais uma vez joga pesado. Vai direto ao Presidente da Câmara e solicita a suspensão do recurso de votação em plenário. A companheira Deputada é atendida juntamente com a CNTE, que querem dialogar sobre o assunto.
O Sinte está em luta junto à CNTE. Toda semana há diálogo com Fátima Bezerra que tem se mostrado irritada quando o assunto é mudar as regras de correção do piso salarial. “Como chegaremos à proposta de valorização salarial através da meta 17 do Plano Nacional de Educação, se a correção do piso salarial for rebaixada? Questiona a parlamentar. A meta 17 trata de equivalência salarial entre profissionais liberais e do serviço público que têm a mesma formação acadêmica.

terça-feira, 12 de junho de 2012

cahrles chaplin e o ciclo da vida

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria.Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara pra faculdade. Você vai pro colégio, tem vários namorados, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?" (Charlis Chaplin")

sábado, 9 de junho de 2012

Dia dos namorados


Nesse texto você encontrará as respostas e entenderá um pouco melhor o verdadeiro significado do dia 12 de junho. Segundo a versão mais conhecida. a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.
O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Historia do dia dos namorados no Brasil
Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

convenções municipais 2012

Convenções municipais poderão ser realizadas em junho

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O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o calendário eleitoral de 2012, com datas para a população resolver problemas com o título e também para a organização dos partidos.

Os partidos terão o período de 20 dias para a realizando de convenções, quando serão escolhidos os candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Participam desta votação membros do diretório municipal e os parlamentares do partido. Filiados participam de acordo com estatuto de cada partido. O voto é direto e secreto.

De acordo com a Resolução 17.845/92, a convocação para a convenção deverá ser feita por meio de edital publicado em imprensa local ou cartório eleitoral da cidade, com - no mínimo - oito dias de antecedência. Devem constar data, local e horário da reunião.

O prazo determinado pelo TSE vai do dia 10 a 30 de junho para realizações das convenções municipais. O prazo para os candidatos requererem seus registros junto à Justiça se encerra no dia 10 de julho. Até 06 de agosto os candidatos devem se apresentar à Justiça Eleitoral para divulgar pela internet a primeira prestação de contas, no qual devem constar os recursos recebidos para financiamento da campanha.

Estas convenções podem ser realizadas gratuitamente em prédios públicos de cada município.

Blog do Luiz Araújo

Tergiversando sobre a ajuda federal



No dia 17 de maio deste ano o Ministério da Educação enviou a resposta de um oficio do Senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) remetido ao órgão no dia 6 de março. No texto o parlamentar fazia cinco indagações, dentre as quais perguntava sobre a quantidade de municípios que solicitaram ajuda federal para pagar o piso e quantos entes federados foram atendidos.


Esta informação, apesar de relevante, tem sido guardada a sete chaves pelo MEC. Quero agradecer ao senador por oportunizar que este “segredo” se torne público.

Com as informações prestadas pelo FNDE podemos dizer que:

Em 2009 foram 14 solicitações, sendo 6 de fundos que recebiam complementação e 8 de fundos fora dos critérios legais para recebimento da ajuda. Em 2010 este número subiu para 14 e 27 respectivamente. Em 2011 o total de pedidos chegou a 89, sendo 31 de fundos complementados pela União e 58 pedidos de fundos não cobertos pela legislação.

A segunda parte da resposta do MEC é inacreditável. Em documento assinado pelo senhor Antonio Jorge Ramalho, chefe de gabinete do FNDE, é dito que:

“Todos os entes federados que receberam o aporte de recursos da União foram atendidos, mediante distribuição desses recursos, por ocasião do ajuste anual de distribuição dos recursos do Fundeb, previsto no artigo 6°, § 2°, da Lei n° 11.494/2007”.

O que este cidadão tentou dizer neste parágrafo? Que os municípios (e estados) que solicitaram e que faziam parte dos nove fundos que recebiam complementação nos três anos informados foram contemplados com recursos via a redistribuição do dinheiro previsto para auxilio ao pagamento do piso. Com este recurso não foi efetivamente usado para este fim, o mesmo foi redistribuído entre todos os estados e municípios dos nove fundos.

Ele afirma que a reivindicação dos 31 entes federados que pediram ajuda em 2011 foi resolvida com esta redistribuição. Acontece que tal recursos foi repartido por nove estados e 1760 municípios. O que coube para cada um destes entes certamente não representou aporte suficiente (nem de longe) para resolver a dificuldade de pagamento do piso.

Além disso, o ajuste que redistribui estes recursos somente foi feito em 2012. Em 2011, os municípios que não possuíam condições de pagar o piso certamente fecharam o ano descumprindo a lei federal.

O mesmo FNDE, de forma singela, deixou sem resposta convincente também acerca do por que de não ter sido instalada a Comissão Técnica prevista na Resolução n° 05/2011, aprovada pela Portaria n° 213, de 02 de março do ano passado.

A resposta foi a seguinte: a portaria citada teve sua validade extinta em 31 de dezembro de 2011 e foi enviada ao MEC nova minuta de portaria no dia 02 de maio, a qual ainda continua tramitando nos corredores do ministério. Ou seja, no prazo de validade da portaria a comissão não foi instalada, mas os motivos não são explicados. Este ano não temos portaria, nem comissão e, por tabela, provavelmente não teremos nenhum repasse federal para ajudar estados e municípios no pagamento do piso.

O oficio, de forma clara, mostra o descompromisso do MEC com o dispositivo legal que permite a ajuda federal. É uma postura de enrolar os demais entes federados, de forma deliberada.

Pelo menos o oficio serviu para esclarecer o que todo mundo desconfiava: o MEC não possui interesse em ajudar a pagar o piso!